Esta preocupação se tornou uma realidade, todo cidadão tem que ficar atento para poder se proteger e defender.
Resposta â consulta feita pela Sra. Nilzete – Ipiaú BA.
O Eng. De Minas Mario Ortega responde – CREA 7547/D – MG
PREZADA SRA. NILZETE,
Atendendo a sua solicitação, muito pertinente sua preocupação, todo cidadão deve acompanhar no seu município o comportamento dos empreendimentos minerais e ter uma vigilância, já que infelizmente os órgãos de fiscalização são ineficientes.
Hoje recebi a informação que foram dispensados 27 superintendentes do IBAMA, e que a fiscalização passará para os estados e municípios, infelizmente estes também não tem tido uma boa atuação e são ineficientes.
Respondendo a sua pergunta:
Sim, a Praia de Itacaré (BA) poderá sofrer com rompimento da barragem.
A Mineração se encontra situada entre os municípios de Japomirim e a cidade de Ipiaú no Estado da Bahia, nas Coordenadas 14º11’09”S 39º41’49”w.
A mineração, que é a Céu Aberto, produz Concentrado de Níquel. O empreendimento possui planta de concentração, bota fora para rejeitos sólidos e barragem de rejeitos líquidos que utiliza o sistema a montante (Estas observações foram obtidas utilizando o Google Earth).
Caso exista uma ruptura da barragem, a Cidade de Ipiaú e Japomirim não serão atingidas, já que Rio de Contas (828 m. da barragem) receberia os rejeitos a jusante das duas cidades, no entanto as cidades Tapirama, Ubitã, Piraúna, Ubaitaba, Aurelino Leal e a linda Praia de Itacaré e o oceano Atlântico, sofrerão as consequências.
A distância percorrida entre a mina e Itacaré é de 78 km.
ATENCIOSAMENTE,
Eng. De Minas Mario Antônio Ortega Noriega – CREA nº 7547/D – MG.
Perguntas: marioortega@ekomine.com
CIDADE IPIAÚ E JAPOMIRIM A 6 KM A MINERAÇÃO DE NÍQUEL. ÀS MARGENS DO RIO DE CONTAS.
BARRAGEM DE REJEITOS A MONTANTE, (A MONTANTE, AJUSANTE) É INDIFERENTE AS DUAS SÃO ALTAMENTE PERIGOSAS E DEVEM SER ELIMINADAS.