Barragem de Rejeitos na Mineração de Ferro no estado de Minas Gerais (MG)

por Eng. de Minas Mario A. Ortega Noriega
696 views

Barragem de Rejeitos na Mineração de Ferro no estado de Minas Gerais (MG)

COORDENADAS 20º06’35” S 44º16’29”W
Titular: Companhiade Minaeração Serra da Farofa SA .
Arrendatario: Mineração Morro do IPE SA
Municipio de : São Joaquim de Bicas – MG
Brumadinho – MG

LOCAIS QUE PODERÃO SER ATINGIDOS, CASO DA RUPTURA DA BARRAGENS

As Informações aqui contidas foram obtidas de documentos de domínio público, DNPM/ANM – SIGMINE – Sistema de Informações Geográficas da Mineração e Cadastro Mineiro e Google Earth Chrome, as informações foram analisadas e interpretadas detalhadamente, pelo Engenheiro de Minas Mario Antonio Ortega Noriega CREA 7547/D – MG.

De forma aleatória, analisando no Google earth Chrome, nas coordenadas acima mencionadas, verifiquei a existência de duas Barragens de Rejeitos, de um lado da montanha se encontra a explotação de minério de ferro na cota 1.210 m, e do outro lado descendo para a cota 1.144 m aparece a primeira barragem e descendo para a cota 1.067 m aparece a segunda barragem, a qual apresenta acumulo de água saindo pelo vertedouro, esta barragem apresenta uma area de 118.447 m2 e de 11.519.000 m3. (valor estimado).

Em cota inferior aparecem as cidades de: Maracanã Comercial, Maracanã Industrial, Campo Belo, Cidade Nova, Novo Horizonte Norte, Imeperial, Igarapé e outras dezenas de Municípios ajusantes das Barragens, as quais estão em linha direta do fluxo de lama, caso estas se romperem, como foi demostrado no meu estudo sobre a Barragem de Brumadinho, que mostra claramente a ruptura cirúrgica deixando as laterais perfeitamente cortadas. Estas Barragens não são confiáveis, o fato de estas estarem inteiras não garantem a sua não ruptura. Qualquer pessoa pode consultar no site do DNPM / ANM, na página SIGMINE, de posse das coordenadas o nome da empresa de Mineração para quem pertence este empreedimento e assim saber sua situação legal.

Titular: Companhiade Minaeração

Serra da Farofa SA .

Arrendatario: Mineração Morro do IPE SA

Municipio de : São Joaquim de Bicas – MG Brumadinho – MG Igarape – MG

O DNPM / ANM em 11/02/19 colocou em exigência Portaria do MME 21/19 o sobre Barragem de Rejeitos.

Em anexo:

SIGMINE – Sistema de Informações Geograficas da Mineração.

Neste quadro é possivel verificar a quantidade de processos no Estado de Minas Gerais. Apesar do Sistema estar totalmente controlado, com o máximo de informações detalhadas, é humanamente impossível existir um controle físico “in loco” eficiente o que acarreta demoras gigantescas para se obter uma solução adequada para cada processo.

O DNPM/ANM tem que ter mais Recursos Econômicos para aumentar o numero engenheiros de Minas/Geólogos que irão executar os trabalhos de “Campo” necessários, já que este, o DNPM/ANM detém totalmente o conhecimento das Riquezas Minerais do Brasil e que não podem sair seu controle, sob pena de “Lavras predatórias” e fuga da riquezas, sem deixar nenhum beneficio para o país.

ÁREA DA MINERAÇÃO NO TOPO E DO LADO DIREITO DA MONTANHA E BARRAGNS DE REJEITO DO LADO ESQUERDO.

DUAS BARRAGENS DE REJEITOS.

VISTA EM 3D – BARRAGENS

ÁGUA ACUMULADA DO LADO DIREITO DA BARRAGEM E LOCAL DO VERTEDOURO.

988 956 M

LOCAIS QUE PODERÃO SER ATINGIDOS, CASO DA RUPTURA DA BARRAGENS Eng, de Minas Mario Antonio Ortega Noriega – CREA 7547/D-MG. marioortega@ekomine.com – www.ekomine.com

Você pode querer ler também

Deixe um comentário

1 comentário

Juninho 24 de February de 2022 - 2:33

Ótimos assuntos bom é que nos relata sobre o que foi feito para construir outra ponte e também nos relata oq foi incoberto pela mídia sobre o acidente de Brumadinho

Resposta

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Esperamos que você esteja de acordo com isso, caso deseje, você pode recusar. Aceitar